sexta-feira, 6 de fevereiro de 2009

Não nascemos prontos!


Hoje resolvi pegar um livro que há algum tempo estava na minha estante esperando "ter tempo". O autor, Mário Sérgio Cortella, descreve coisas de nosso cotidiano de maneira a analisá-las baseando-se na filosofia.

E um trecho em particular me chamou a atenção, principalmente por se enquadrar neste momento de minha vida. Não nascemos prontos. AINDA BEM! Porque senão, a vida seria uma série de repetições daquilo que já sabemos. Se nascêssemos sabendo tudo, não haveriam descobertas espantosas, nem conquistas sacrificantes.

Não haveria a escola, e conseqüentemente a chance de nos inserirmos no convívio social. Não haveriam os amigos do colégio e da faculdade, com quem aprendemos a conviver e a aprender.

E Cortella ainda nos fala algo inspirador. Que jamais estejamos satisfeitos! Quem está satisfeito, não se empenha para melhorar, não se supera, apenas SE ACOMODA. Se pensarmos sempre que "assim está bom", "a vida é assim mesmo" ou, o que me dá mais frio na espinha "é Brasil, né...esse país não tem jeito, aqui é assim mesmo"! São frases como esta que fazem as pessoas ficarem paradas, e muitas vezes, andando para trás.

Não estou satisfeito. Quero mais, e quero que aqueles que estão ao meu redor também queiram mais e mais da vida, do trabalho, da escola, da faculdade, do conhecimento!

Ainda não terminei a leitura, e espero que ela não termine tão cedo, por ser tão agradável, prazerosa e provocativa.

Ah!, para quem se interessar, possa, aí vai a dica do livro:

CORTELLA, Mário S. Não nascemos prontos! : Provocações Filosóficas. 6 edição. Petrópolis, RJ: Vozes, 2008.

E pra quem tem preguiça de entender citação bibliográfica, aí está:

http://www.submarino.com.br/produto/1/1375426?franq=139463

Um abraço a todos...

Nenhum comentário: